JULGAMENTO DE CONTAS RELATIVO AO EXERCÍCIO DE 2021

SESSÃO ESPECIAL PARA JULGAMENTOS DE CONTAS DA PREFEITURA DE RETIROLÂNDIA

A Câmara de vereadores de Retirolândia-BA, realizou sessão especial na noite dessa sexta-feira, 13/11/2023 para julgamento das contas do exercício financeiro de 2021, da prefeitura municipal de Retirolândia, sob a responsabilidade do prefeito  Alivanaldo Martins dos Santos.

O projeto de decreto legislativo de setembro de 2023 para avaliação das contas é de ordem da comissão de finanças e orçamento da Câmara, constituída pelos vereadores: Alzinéia Tito, Adalberto Araújo e Nayara Silva.

O vereador Aquiles Nereu, primeiro a se pronunciar, disse que a casa estava pronta para consolidar ou não a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios- TCM, mas que não acreditava na inversão do resultado, uma vez que o próprio tribunal já havia opinado pela aprovação das contas, embora com ressalvas.

Hugo do Economia destacou a transparência da gestão e elogiou o trabalho conjunto dos secretários.
Durante a sessão, o edil destacou a diferença entre a votação das contas dos municípios, apontando que naquele ano, um município teve as contas aprovadas com 80% de índice de pessoal, enquanto as contas do prefeito Vonte foram rejeitadas com 56%.

Néia da Saúde elogiou o desempenho da gestão e orientou o prefeito Vonte a continuar trabalhando de forma correta.

Guene do Contador atribuiu, além do gestor Vonte, a responsabilidade dos secretários e servidores da prefeitura.
Guene disse ter satisfação em fazer parte da equipe do prefeito Vonte.

John do ACM destacou a responsabilidade da gestão e se colocou à disposição do prefeito para contribuir com seu trabalho.

Beto do ônibus disse estar sendo bem acolhido pela equipe do prefeito Vonte e se colocou à disposição, especialmente da secretaria de saúde.
Ele destacou já ter votado nas contas da gestão do prefeito Vonte em exercícios anteriores e disse estar pedindo sabedoria, força e coragem a Deus.

Diego Cardoso disse sentir falta dos discursos "desconfiados" em relação as contas de 2018.
O vereador disse não ter competência para contestar a decisão do TCM. Diego disse manter a coerência e votar de acordo com a decisão do Tribunal de contas, assim com votou nas contas daquele ano.

Nayara de Dió lembrou que a rejeição das contas do exercício financeiro de 2018 foi por conta do índice pessoal. Ela disse na ser favorável às contas por ser aliada do gestor, mas por apoiar a gestão.

O secretário de Comunicação da prefeitura municipal, Laudécio destacou a transparência dos trabalhos da gestão.

A secretária de Assistência Social Renilma Rios, destacou a transparência do governo municipal, inclusive as ações da sua pasta.

O secretário da agricultura Marinaldo Maciel disse que a transparência é um dever da gestão e que o prefeito Vonte exige ao máximo a atuação dos seu subordinados.

O secretário de Saúde Cláudio Inocêncio disse que as contas da gestão serem aprovadas por um órgão de controle é motivo de satisfação.
Cacau destacou complicações como a queda da receita, aumento de salário e o índice de pessoal.

O vice-prefeito Railton Costa disse ser motivo de satisfação fazer parte da gestão do prefeito Vonte e destacou a atuação de todos para a obtenção do parecer favorável do TCM.

Depois das contas votadas e aprovadas por unanimidade, o prefeito Alivanaldo Martins disse ser mais uma vitória. Em relação à fala do vereador Diego Cardoso, Vonte disse ser comum a rejeição de contas por índice de pessoal, inclusive em grandes cidades.
O gestor agradeceu o empenho de toda sua equipe e a aprovação das contas pela Câmara. Assim como o secretário Cláudio Inocêncio, Vonte apontou dificuldades como a queda da receita, aumento de salário e índice de pessoal.